Diário de bordo
Escola estadual modelo
Araguaína, 04 de fevereiro de 2011

      
Sobre um século breve eu entendi foi que quando um século termina isso não significa o fim de uma era. E que os historiadores buscam elementos para caracterizar um período.
Sobre uma proposta de periodização eu entendi que o século xx(20) teve inicio com a deflagração da primeira guerra mundial e seu fim.
Sobre as características do século xx(20) eu entendi que as principais características do século xx(20) foram às lutas sociais e nas crises econômicas.
Uma das principais conquistas do século xx(20) foi os direitos civis da comunidade negra norte-americana.
Sobre as guerras do século xx(20) eu entendi que várias pessoas morreram com essas guerras e depois da primeira guerra mundial na segunda guerra o número de civis mortos aumentou.
Sobre cidadania eu entendi que nós devemos ser bons cidadãos cumprindo com nossos deveres para poder se utilizar de nossos direitos.
Sobre Hobsbawn eu entendi que o texto dele fala sobre as guerras mundiais que ocorreram no século xx(20) e das mortes que ocorreram por causa delas.

Diário de bordo
Escola estadual modelo
Araguaína, 25 de fevereiro de 2011

Sobre os valores sociais mostrados no vídeo eu entendi que o respeito, o caráter, a dignidade, etc. eu entendi que esses valores existiam, mas com o tempo eles foram perdidos.
Sobre o coronelismo eu entendi que eles eram responsáveis por conquistar os votos da população rural. E eles mandavam pessoas para habilitar as pessoas da zona rural para elas poderem votar nos coronéis ou então nos candidatos dos coronéis. E para incentivar as pessoas eles faziam promessas a elas. Os coronéis geralmente eram ricos e donos de terra. Eles receberam esse nome por que quando se criou a guarda nacional o mais alto posto era dos coronéis a guarda nacional não existe mais, mais o nome dos mais altos escalões da época ficou sendo chamados de coronéis, na hora de votar o voto era aberto e ainda os capangas dos coronéis obrigavam as pessoas a votar nos candidatos dos coronéis.
Sobre a expansão cafeicultora eu entendi que no fim do século xix(19) o café era a maior produção brasileira e tinha uma espécie de monopólio sobre o mercado do café, e como o Brasil tinha a maior produção de café, os preços do café em supermercados e exportador era muito caro e beneficiava os fazendeiros produtores de café e o governo.
Sobre a modernização eu entendi que o Brasil Foi se modernizando com o tempo.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ Ir para Topo