Diário de bordo
Escola: estadual modelo
Araguaína, 22 de março de 2011

Sobre o estopim da guerra eu entendi que no dia 28 de junho de 1914, na cidade de Saravejo, na bósnia, o herdeiro do trono autor-húngaro, Francisco Ferdinando, foi assassinado com sua esposa. É o responsável foi um estudante sérvio, membro de uma organização nacionalista chamada união ou morte, cujo braço armado era o grupo mão negra. O império austro-húngaro lançou um ultimato á sérvia, exigindo a dissolução das sociedades secretas e a aceitação de uma comição de seu país para investigar o crime. Diante da resposta negativa as suas exigências, a Áustria declarou guerra a sérvia. Conforme os acordos militares, o governo russo respaldo aos sérvios, o governo alemão colocou-se ao lado do império austro-húngaro, e a frança saiu em defesa da Rússia.
Sobre os antecedentes da guerra eu entendi que se formaram dois blocos: tríplice aliança e tríplice entente e que o oriente médioera o foco de vários países por causa do petróleo.
Sobre as fases da guerra eu entendi que as fases da guerra foram: a guerra de movimento e a guerra de trincheiras que foram as duas principais fases da guerra cada uma com suas características.
Sobre o fim do conflito eu entendi que os países vitoriosos reuniram-se no início de 1919, no palácio de Versalhes, na frança para definir o mundo pós-guerra, tendo a liderança de woodrow Wilson. As resoluções tomadas por esses líderes woodrow Wilson dos estados unidos, e Lloyd George, da Inglaterra, e Georges clemenceau, da frança. Foram afirmados no tratado de Versalhes, que declarava a paz com a Alemanha. Considerada culpada pela guerra, a Alemanha sofreu retaliações e foi obrigada a pagar pesadas indenizações aos países vitoriosos.
Sobre os blocos dos países eu entendi que os blocos se formaram por causa do agravamento nas relações internacionais contribuíram pra a formação dos blocos da tríplice aliança e tríplice entente.
Diário de bordo
Escola: estadual modelo
Araguaína, 12 de abril de 2011

Sobre a guerra civil espanhola eu  entendi que a Espanha viveu seguidas crises econômicas e políticas no final do século xix(19) e que o país contava com uma industrialização limitada o que o impedia de competir com outros países europeus desenvolvidos, e o governo era dominado por conservadores e liberais, levantes revolucionários e contestatórios surgiram por diversas vezes, esses movimentos contavam com  apoio da união geral dos trabalhadores (UGT)e a confederação nacional do trabalho (CNT) . Em 1923, a crise e a instabilidade abriram espaço para o general primo rivera dissolver o parlamento e impor uma ditadura apoiada pelo rei Afonso xiii(13). As mudanças políticas, no entanto, não eram recebidas das mesmas formas em todo o território espanhol, quando, nas eleições de 1936, os partidos da esquerda que formavam frente popular saíram vitoriosos, os opositores de direita executaram um golpe de estado.


0 comentários:

Postar um comentário

▲ Ir para Topo